sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Viva a Diferença!

Notícia da semana: Justin Bieber dorme com brasileira e é gravado... Justin Bieber é atacado por fãs brasileiras... Justin Bieber leva garrafada de água na cabeça.... E é por isso que não vamos falar de Justin Bieber, e sim de algo que está acontecendo em algumas universidades: a votação para escolha da nova representação do DCE - Diretório Central dos Estudantes. Em São Paulo e em Campinas o que se escuta são manifestações contra polícia no campus e a favor da liberdade. 

Contra a militarização dos campus fico a favor. Pois é visível a utilização de drogas dentro do campus à vista de todos. Inclusive, no debate que ocorreu na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, entre as chapas que estão disputando as eleições do DCE, o cheiro de maconha (vulgo marijuana, cannabis, verdinho, teco-teco, pen-drive) e a visível utilização de alguns participantes tornaram impossível a participação de outros (eu inclusive). Nada contra quem quer utilizar, mas no momento em que você utiliza em um lugar público, com pessoas que não se manifestam, você deixa de ser testemunha e passa a ser cúmplice, pois maconha ainda é ilegal no Brasil (é lógico que está deslegalizada, mas ainda gera multa e apreensão fumar em determinados locais). Então, o usuário de maconha além de impor o cheiro, transforma qualquer pessoa a sua volta em criminoso por associação.

Por isso, quando os representantes estão gritando por mais liberdade de expressão, gritando contra impunidade, gritando contra opressão, gritando por uma universidade aberta, eles deveriam ter em mente que eles devem tomar o primeiro passo e ser o mais responsável, tomar a frente e ver que talvez seria melhor ter a polícia dentro do campus sim. Porque o discurso de que a polícia é corrupta, é violenta e não tem limites, não é melhor do que o discurso de que a Universidade é terra de ninguém, um lugar onde as pessoas morrem por falta de socorro. O que realmente acontece nos dias de hoje.

Pense, porque votando hoje é que mudamos o amanhã!

Até. ;)

Nenhum comentário: