sábado, 2 de novembro de 2013

Mulher Moderna

O que de fato é uma mulher moderna? 

A história das mulheres é de luta. Sabe-se que no começo de tudo, a matriarca da família é quem tinha a última palavra, e que os homens eram submissos pois são as mulheres que geram novos homens. Mas em algum momento da história isso mudou. A mulher passou de milagre para obrigação. Gerar uma criança, não era mais visto como continuidade da espécie, mas como continuidade da descendência. Aquela que não cumpria seu papel falhava com o mundo e com a sociedade. A partir daí, a mulher tende a dar mais importância para o social do que para o indivíduo. Só que não era o bem social motivo de preocupação, era o social na forma do "o que a sociedade irá pensar?" Este marco deixou as mulheres aprisionadas ao pensamento da geração mais velha, o certo era casar, ter filhos e cuidar de sua casa. 

O que não contavam era que as mulheres não foram feitas para algo tão simples, afinal no começo de tudo, eram elas que iam à caça de alimento.  Em um mundo antes dominado por homens, elas tomaram seus lugares e se manteram firmes, deixando a sociedade e as gerações passadas tendo muito o que falar. 

Mãe, trabalhadora, lutadora, independente, assalariada, mestre, doméstica, doutora, do lar... Todas são mulheres. E no final tudo que querem é alguém para compartilhar seu dia. Sim, as mulheres tiveram que lutar muito para poder escolher quem ao lado delas estará. E as vezes está "tudo bem" fazer tudo sozinha, lá no fundo, por trás dessa fortaleza, elas são frágeis. Elas seguem o coração. São elas que geram, cuidam e amam incondicionalmente seus filhos. Não é errado, nem ruim precisar de alguém, afinal é necessário dois para se fazer um.

Pode sim, lavar, passar, cozinhar, trabalhar, cuidar da casa. No final do dia ler um bom livro e tomar um bom vinho. Poder falar de política, economia, literatura e arte. Mas também de fraldas, escolas e feiras infantis. Ter a habilidade de fazer duas, três, quatro coisas ao mesmo tempo e todas terminarem de maneira impecável. O problema é fazer tudo isso, correr a beça e não saber onde está indo. 

A diferença é que elas sabem o que querem. Por isso são chamadas de mulheres modernas.

Nenhum comentário: