terça-feira, 31 de março de 2009

45 anos de golpe militar em 1964

Hoje no Rio de Janeiro, as comemorações dos 45 anos do golpe de 1964 foram marcadas pela inauguração de placas de militares mortos por militantes de esquerda, durante a ditadura; manifestações de estudantes pela abertura de arquivos públicos; e protestos contra a morte de mais de cem pessoas neste período.

"É indispensável fixar o conceito do movimento civil e militar que acaba de abrir ao Brasil uma nova perspectiva sobre o seu futuro. O que houve e continuará a haver neste momento […] é uma autêntica revolução. A revolução se distingue de outros movimentos armados pelo fato de que nela se traduz, não o interesse e a vontade de um grupo, mas o interesse e a vontade da Nação."

Estas palavras, abriram o golpe com o Ato Institucional Nº1. É importante lembrar que o Golpe foi realizado em nome da Democracia e teve o apoio da opinião pública, porque o que ocorreu em 1964 ficou deturbado pelo pós 1968. O Golpe que foi preparado para Vargas acabou sendo feito no governo de João Goulart, o Jango teve um curto período na Presidencia devido a sua má conduta, este fato se restringe apenas ao contexto da época, já que a Guerra Fria formou uma nuvem de fumaça, não podia se distinguir o certo do errado. O Golpe sempre foi pelo e para o povo, de uma nação onde a democracia acontecia apenas para quem usa black-tie. Hoje, não é diferente e, mesmo depois de saber de tudo que aconteceu durante a ditadura, continuamos a viver fingindo que nada é ruim e que tudo é aceitável.

Ao dialogar com muitas pessoas, pensamos, o golpe foi bom ou foi ruim? Para alguns bons, para outros terrível. Claro que não levamos em conta os homicídios e atentados, mas sem o Golpe teríamos passado por um período comunista, que poderia nos levar até Cuba, ou na melhor das hipóteses até Rússia. E se tem uma coisa que poderia não ter acontecido com certeza, seria o chamado milagre econômico, que de milagre não teve nada, pois estamos pagando as dívidas desta época até hoje. Ao conversar com pessoas mais velhas a opinião muda completamente, para eles, os militares não causaram a inflação e aumentaram a dívida externa, isso é coisa do governo civil. Assim, tudo que nos é dito e é mostrado não é nem a metade do que realmente aconteceu naquela época. É dificil tomar um lado ese manter firme nele, por isso não se pode falar que, comemorar ou protestar no aniversário do Golpe, é errado. Portanto, o que passou, é praticamente impossível de mudar, o certo mesmo é aprender a não deixar essas coisas acontecerem de novo. Até.

"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida." - Ernesto Che Guevara

Nenhum comentário: