quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mil Perdões

Um vergonhoso fato foi o tráfico de negros durante grande parte do período Moderno. Mas como disse João Pereira Coutinho em sua coluna no jornal a Folha, é um fato que não pode ser mudado. Esta dinâmica de colonização existe e sempre existiu. A culpa não é hereditária, ela morre com os verdadeiros culpados. É certo que ainda hoje há escravos por todo o mundo. Entretanto, governantes pedir desculpas por algo que aconteceu no século passado, é ilógico.

Primeiro porque sempre houve negros envolvidos no processo de escravidão e, segundo, porque haviam negros que eram proprietários de escravos. O certo não é pedir desculpas por quem já sofreu e já morreu. Mas sim, fazer com que isso não continuar acontecendo. Não me refiro somente ao trabalho escravo, também a subjetiva segregação que muitas pessoas ainda cultivam.

A discriminação é tão forte e tão presente que muitas vezes fazemos atos preconceituosos involuntários. A cultura que nos foi passada é cega, devíamos cuidar para que essa cultura não sobreviva a nossa geração. Até.


"Não se lhe pode mudar a natureza" - Joaquim Nabuco

Nenhum comentário: