segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Passado

Todos nós brasileiros temos direitos. Direitos conquistados com árduo trabalho de nossos antepassados. Mortes e Revoluções marcaram nossa história. Pra que? Se hoje, quando nossos governantes decidem retirar nossos direitos, a única manifestação é a reclamação conformada com a situação imposta. Voltemos ao passado para relembrar os atos de uma população que fazia um país. Até.

1968 - O ano que não terminou

1 - Janeiro - Vietnã
Os vietcongs iniciam uma ofensiva. A violência dos combates abala a América e os movimentos contra a guerra se intensificam.
2 - Março - Polônia
Os estudanyes protestam contra a proibição de uma peça julgada como anti-soviética. Severamente reprimidos as manifestações são exploradas pelo governo para lançar uma campanha anti-semita.
3 - Março - Brasil
O estudante Edson Luís de Lima Souto é morto em confronto com a polícia, no restaurante Calabouço, no Rio.
4 - Abril - Estados Unidos
O assassinato de Martin Luther King em Memphis. Nos dias que seguiram, mais de cem cidades enfrentam manifestações e confrontos.
5 - Maio - França
Tomada de universidades, mobilização dos sindicatos e greves nacionais : esses acontecimentos, que só serão medidos anos depois, marcaram profundamente e fizeram evoluir a sociedade francesa.
6 - Julho - Nigéria
Transformada tragicamente em famosa graças às célebres imagens da fome. A guerra de Biafra, iniciada em 1967 pela sucessão desta região no leste da Nigéria. Desencadeia comoção internacional.
7 - Agosto - Tchecoslováquia
As esperanças suscitadas pelo "socialismo humanizado" do líder comunista Açexandre Dubcek desaparecem, massacradas pelos blindados soviéticos. O movimento entrou para a história como a Primavera de Praga.
8 - Outubro - México
Revolta estudantil termina em massacre: 10 dias antes do início dos jogos Olímpicos, a polícia atira em manifestantes no México, deixando centenas de mortos.
9 - Outubro - Japão
Os movimentos estudantis de contestação alcançam seu apogeu: em Tóquio, Osaka e Kioto, violentos confrontos entre estudantes e policiais deixam dezenas de feridos.
10 - Dezembro - Brasil
A poícia prende 1240 estudantes no 30º Congresso da UNE, realizado clandestinamente em um sítio da cidade de Ibiúna - SP.
O governo baixa o Ato Institucional nº5 (AI-5) que decreta o recesso do Congresso, das Assembléias Legislativas e Câmara dos Vereadores. São suspensos: os direitos políticos por atpe 10 anos; o habeas corpus nos casos de crime político, contra a segurança nacional.
(Fonte: Revista Entre Nós - Adaptado)

Nenhum comentário: