terça-feira, 13 de julho de 2010

Nanotecnologia e sustentabilidade

Nanotecnologia, um tema e tanto. Vamos começar com o que é? é qualquer estrutura que varie na escala nanométrica. Existem duas estruturas que formam nanotecnologia, os nanofios e os nanotubos. Nanofios são cadeias de moléculas e nanotubos são tubos de grafenos. Estas estruturas tem um altocusto e demandam muito tempo para serem produzidas. Mas existem vários projetos que utilizam nanotecnologia, uma vertente é a de produzir objetos que não destroem o eio ambiente, ou seja nanotecnologia sustentável. E já é possível encontrar projetos nesta área, aqui vou tratar de alguns deles:

Prédio sustentável
Já imaginou um prédio feito para que produza toda a energia que ele necessite, pois é este projeto será realidade, pois um grupo de pesquisadores criaram um nanofio que tranforma energia eólica e solar em elétrica, assim desenharam um prédio que foi revestido com esses nanofios e o prédio garante a sua sustentabilidade apartir de energias limpas.

http://www.youtube.com/watch?v=U5SKC-Eazf8&feature=player_embedded


Micróbios e bactérias nunca mais
Uma empresa brasileira junto com institutos de nanotecnologia desenvolveram o nanoxclean, um produto que aplicado ao plástico, metal e fibras incapacita a proliferação de bactérias, fungos e microorganismos. Ou seja, um aditivo que quando aplicado em embalagens garante nemores perdas de produtos por ação de microorganismos. Garantindo que todo produto chegue ao consumidor em perfeito estado, sem percas.

Uma ilha flutuante
Physalia é uma embarcação ecologicamente correta, com um jardim auto-suficiente, um transporte que não elimina gas-carbônico e ainda trata a água por onde passa, deixando-a pronta para consumo. Este projeto não é totalmete composto de nanotecnologia, mas possui grande parte revestida com essa tecnologia. O projeto é europeu e em breve estará navegando pelos rios.



Assim estaremos cada vez mais buscando a conscientização da sustentabilidade não só através de nanotecnologia mais de cada ação nossa que possa prejudicar o planeta.
Fui!

Nenhum comentário: