segunda-feira, 25 de maio de 2009

Boxiadores locauteados e a liberaçãomaconha

Durante um programa de esportes, havia uma matéria que me chamou a atenção, se tratava dos boxiadores que serviam de escada para os lutadores mais jovens e mais promissores. Não fosse o fato de que isso sempre aconteceu, a diferença é que decidiram expor o assunto, de forma aberta, para que toda comunidade opine e busque soluções. O problema tem duas partes: a pessoa que precisa de dinheiro rápido pra alimentar a familia e, quem vai contratá-los e financia essas lutas compradas. A primeira parte é um problema social, na qual o governo deveria estar totalmente inserido e disposto a lutar contra as diferenças sociais, e não aumentar ainda mais. A segunda, tem todo mundo no bolso, então fica difícil conseguir pegar um para exemplo dos outros. Esse problema é complicado, pois todos os envolvidos fingem que não sabem e que não vêem, e cada vez mais homens morrem pelos traumas ocorridos na cabeça, por anos de locautes consecutivos.
Outro problema que não tem nada e ao mesmo tempo tudo haver com esse assunto, é a liberação da maconha. Agora vocês se perguntam: O que que uma coisa tem haver com a outra? Tudo, ou nada. Primeiro vamos colocar que seja liberada a maconha, porque quem quer consumir, vai consumir de um jeito ou do outro, e melhor irá cabar mais rapidamente com sua participação no mundo. Quem nunca consumiu, e se sentir tentado não estaria cometendo nenhum crime e o melhor é que quanto mais pessoas desinformadas se aproximarem da droga, menos pessoas dissimuladas teremos no mundo. Claro que estou sendo um pouquinho extremista, mais temos que ver o lado bom e o ruim. Neste caso o ruim seria que qualquer poderia ter acesso as drogas, inclusive crianças. Mais isso já outro assunto, já que cabe aos pais mostrar e ensinar aos filhos a viverem uma vida correta e limpa. Só que mais uma vez temos o interesse econômico, pois a maconha dá em qualquer região do Brasil, e ficaria difícil cobrar impostos, principalmente pela planta que tem muitas utilidades industriais, como na fabricação de roupas e de óleos. Então, colocando nesses termos muita gente pode ser a favor da liberação da maconha, tanto é que o Brasil não seria nem o primeiro, nem será o último.
E assim a gente se depara com dois problemas distintos mais que são facilmente resolvidos; a maconha pode ser liberada e cada um escolhe o que é melhor para si, quanto aos boxiadores, cabe aos governantes uma maior fiscalização e, para ambos os problemas em discussão o melhor é um programa para atenuar as diferenças sociais que estão gritantes no nosso país. Mais para os dois problemas ainda vai algum tempo de discussão, só esperamos que não acabe mal. Até.

"Sob a mais livre das constituições, um povo ignorante é sempre escravo." - Marquês de Condorcet

Nenhum comentário: