quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Proposital censura

Muitas pessoas afirmam que só existe liberdade de expressão quando não há intervenção do Estado no controle de informações, ou quando a censura oficial deixa livre a circulação de opiniões e do pensamento em geral.
Mas a verdadeira censura ocorre na própria imprensa, quando somos obrigados a ver inúmeras vezes o mesmo assunto nos veículos de comunicação. A todo momento nos é empurrado um pensamento subjetivo de um ideal para a sociedade, em forma de propaganda ou de sensacionalismo humanitário. Até o que parece nos mostrar a verdade, pode ser corrompido.
Assim tudo mantém-se aonde pode ser controlado. Ninguém nunca colocará em prova o que realmente acontece, não somente por falta de argumentos e provas, mas também, por tudo sempre terminar em poder econômico.
Sempre um ficará enraivecido com o que é comentado sobre censura, não há uma verdade absoluta, não há questões para serem comprovadas, existe somente uma intuição muito forte apontando para o caminho mais difícil.
Portanto não adianta ter um grande discurso para tentar mudar o pensamento da sociedade, enquanto houver alguém que pague, haverá alguém pra fazer. Até.

"Escrever é expressar-se.
Escrever é lembrar-se.
Uns escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes,
outros para se perpetuar nos manuais de literatura
ou conquistar posições e honrarias.
Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever." - Lêdo Ivo
*Neste caso me considero entre os melhores :)

Nenhum comentário: