quinta-feira, 25 de junho de 2009

Gripe H1N1

Esta semana o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, recomendou aos brasileiros que se fosse possível adiar viagens para o exterior que o façam porcausa do crescente número de casos de gripe suína. Até aqui, tudo bem, o Ministro está tratando de conter um vírus, com as armas que pode. Mas entra em cena a Presidente do Chile, dizendo que nesse momento que a gripe suína está em ascenção, os países devem "trabalhar em conjunto e não fechar as portas ao movimento e a entrada de pessoas entre os países". Neste momento, nós brasileiros devemos apoiar incondicionalmente nosso ministro, pois se os países vizinhos, não conseguem conter a gripe porque não conseguem conter seus habitantes, eles que tomem outras providências, pois nós brasileiros não queremos a gripe assolando o país, aqui não.Pode ser falta de solidariedade como disse a presidente, pode ser... mas entre ser tachados de anti-solidários, e diagnosticar mais casos da gripe, acredite, devemos ser anti-solidários. E o mais intrigante é que quando o Estados Unidos recomendou aos seus habitantes que adiassem suas viagens internacionais para o México, não houve manifestações, mas como foi o ministro do Brasil que recomendou agora.
Enfim cabe a cada um, ter a decência de colocar na balança o que é melhor, uma viagem para o Chile e arriscar o diagnostico da gripe H1N1, ou adiar a viagem para quando o risco estiver menor? Cada um sabe onde seu calo aperta, já dizia minha avó. Até.

"A melhor maneira de mostrar a um tolo que está errado é deixar que faça como quiser. " - Josh Billings

2 comentários:

Anônimo disse...

a cepa H1N1 nem é tão virulento quanto a gripe comum e está causando mortalidades em grupos mal-nutridos, sendo que a maior das vezes nem se sabe se a morte foi causada por H1N1 ou não, já que as famílias muitas vezes não permitem a autopsia, e no fim, é tudo sensacionalismo de mídia, pois os papers que estão rolando entre as autoridades sanitárias começaram em alertas urgentes não por ser um virus perigoso que ia destroçar a humanidade, mas apenas por ser um virus novo que não se conhecia. A mídia montou nas costas da urgência da comunidade científica de achar como identificar e medir a virulência do virus novo, e montou um circo de novo vírus vai nos exterminar a todos, é o apocalipse.

Hora, deveríamos estar acostumados a este fenômeno de mídia, que disse o mesmo do ebola - lembro das pessoas aterrorizadas, querendo que o Brasil feichasse suas fronteiras com multi-lock. Dai vem a gripe aviária, a mídia do Japão mesmo, que usa o mesmo recurso - deixe todos aterrorizados que eles compram jornais, o mesmo recurso de vendas dos jornais daqui. A população ficou andando de máscara de médico. Ridículo, como se máscara de médico fosse capaz de proteger contra vírus airborn. A máscara serve pro médico evitar de cuspir no paciente aberto na mesa de operação. Só.
Daí a mídia estadunidense re-inventa um vírus esquecido, um vírus de vaca que já fora mais que controlado, erradicado, já tem vacina, etc, chamado antrax. Só o povo da roça tava cagando de rir com os caipiras da cidade que tavam com medo desse virus de boi que já não era porcaria nenhuma. Enquanto a mídia americana alardeava a carta recebida supostamente com antrax, mais um atentado terrosista (meu, ridículo), ela botava isso nas manchetes enquanto os que discutiam se a guerra contra o Afeganistão era justa ou não, iam parar numa notinha de rodapé da última página, só pra não dizer depois que a mídia não noticia. Até aqui no Beasil os caipiras da cidade ficaram apavorados com o antrax.

Todo esse sensacionalismo de mídia tem por motivo vender jornais a rodo, mas acaba tendo o efeito que eles também capitalizam de tirar do fórum público os assuntos relevantes, pela invasão deste fórum por uma pletora absurda de notícias sobre algo besta que causa pânico.

Há mais mortes de gripe comum que de suína.

MeMe disse...

Flavia,

Concordo com tudo que disse, porque pode-se notar que a história da gripe suína, teve início quando os jornais noticiavam a queda dos grandes bancos e a dispensa de muitos funcionários. E como sempre a mídia circula o que lhe dá dinheiro, e se o governo mantém muitos jornais na sua folha de pagamento, o caos é causado rapidamente. E não foi só a gripe que foi notícia nesses tempo não, temos também a famosa política de pão e circo, no caso do Brasil, de pão e futebol, já o clube mais popular saiu da segundona e teve um super astro contratado pra voltar pra seu país-natal.
Mais o que eu realmente quis tratar, é o pensamento social das pessoas, que tristemente é influenciado duramente pela mídia.
E agora com a primeira morte pela gripe, pode esperar que muitas pessoas vão comprar sua mascarinha.
Adorei seu comentário, e obrigada pela visita!