terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Óculos high-tech

Quando criança, assistia Dragon Ball na televisão. Uma das coisas que mais me chamavam a atenção eram as cápsulas e os óculos. Para quem não conhece, as cápsulas eram pequenos recipentes que guardavam um carro ou até mesmo um avião ao pulsar de um botão. E os óculos, eram apenas uma lente com uma haste em que o indivíduo olhava para uma pessoa e obtia todas as informações físicas do objeto visualizado. 

Essa semana, observando as notícias da semana, vejo a foto de uma moça utilizando o bendito óculos! Surpresa maior foi ao ler a matéria e verificar que este auxilia no reparo de carros high-tech. 

Isso mesmo, seu mecânico não estará cheio de graxa visão da BMW. Com a modernização dos sistemas e dos mecanismos de segurança, está cada vez mais difícil reconhecer e entender a engenharia dos carros. Para facilitar, desenvolveram um óculos que conecta com computador, em que a pessoa pode ver as partes do carro e cada componente em cores brilhantes, e identifica para o computador instruções de como desmontar e em qual ordem.

O óculos contém pequenas telas que mostra camadas das imagens geradas pelo computador no mundo real (augmented reality -AR). Do óculos do Google para lentes de contatos com display inseridos estamos perto de óculos em que basta uma olhada e teremos toda a informação que desejarmos.

Espero que estejamos perto das cápsulas também, porque encontrar uma vaga para estacionar o carro está ficando cada vez mais impossível. Ainda mais agora em Maringá que estão retirando os estacionamentos do canteiro central da Av Brasil. Mas isso é assunto para outra hora.

AFP/Getty Images


Nenhum comentário: